A percepção de quem cuida: saúde mental de estudantes sob a ótica das equipes de saúde, pedagógica e de assistência estudantil

Mousinho, Ana Carolina Simões Andrade Santiago

Resumo

A presente pesquisa versa acerca das demandas emergentes de saúde mental no contexto do ensino médio, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), a partir da análise dos servidores da educação, como psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, e das equipes de saúde (médicos, enfermeiros, odontólogos, nutricionista, técnicos de enfermagem) diante das situações emergenciais, a partir da compreensão de que as práticas e os desafios de saúde contemporâneos estão passando por uma importante crise em sua história. Diante desses desafios, têm-se por objetivo geral investigar como as demandas emergenciais relacionadas a questões de saúde mental dos estudantes do Ensino Médio Integrado são abordadas e trabalhadas pelas equipes de saúde, pedagógica e de assistência estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa. O embasamento teórico-metodológico desta pesquisa está pautado no humanismo, construcionismo e na produção dos sentidos. Do ponto de vista da abordagem do problema, a pesquisa classifica-se em quanti-qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário de escala Likert, intitulado “Questionário de Investigação da Atuação Profissional Diante das Demandas de Saúde Mental”, e a entrevista, semiestruturada. O questionário e a entrevista foram construídos a partir da experiência profissional, das situações recorrentes em saúde mental, buscando compreender os processos de sofrimento/adoecimento no contexto escolar na percepção dos servidores, na importância do Respaldo Institucional, bem como nas ações indutoras em prevenção da saúde mental e dos contextos de crise. Realizou-se análise descritiva dos dados à luz da estatística descritiva, e a análise de conteúdo de Bardin nas entrevistas. Para atender às recomendações previstas na Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 466/2012, de 12 de dezembro de 2012, que trata acerca das pesquisas e testes em seres humanos, o presente trabalho foi enviado ao CEP do IFPB, o qual foi aprovado sob nº CAAE 28258720.9.0000.5185, e solicitou-se à direção geral do Campus João Pessoa a anuência para realização do estudo em tela, de forma que a pesquisadora desse início à coleta de dados. A pesquisa classifica-se em descritiva, tendo como tipologia a pesquisa de campo; o universo pesquisado foi o conjunto dos servidores das equipes de saúde, pedagógica e de assistência estudantil do IFPB – Campus João Pessoa; a amostra da pesquisa quantitativa compreendeu 29 servidores e a pesquisa qualitativa compreendeu cinco servidores coordenadores das equipes de saúde, pedagógica e de assistência estudantil do IFPB; a amostragem é não probabilística por acessibilidade/conveniência, e a análise dos dados foi realizada através da tabulação dos dados da escala Likert por meio da ferramenta Google Forms do aplicativo Google Drive e, mediante a transcrição das entrevistas de cunho qualitativo, foi realizado o tratamento das informações colhidas com os coordenadores das equipes de saúde, pedagógica e de assistência estudantil do IFPB – Campus João Pessoa. Concluiu-se que há necessidade de aprofundamento da área de saúde mental por parte dos servidores, além de levar ao conhecimento o Guia de Educação em Saúde Mental para manejo de situações emergenciais, bem como da rede externa de atenção psicossocial.

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