CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO SOCIAL “LIBRAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA” NA VIDA DOS ALUNOS OUVINTES PARA A COMUNICAÇÃO COM OS ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL

Souza, Mércia Silva de Lima

Resumo

A inclusão é um conceito amplo, no qual a sociedade desempenha um papel ativo na inserção dos indivíduos no âmbito educacional e social. Assim, visa reduzir ao máximo as desigualdades entre as pessoas na razão direta da defesa da valorização de suas especificidades. Nesse sentido, o presente estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada no componente curricular de Trabalho de Conclusão de Curso, realizado na Especialização em Libras no Instituto Federal da Paraíba, no Campus de Patos, tendo como objetivo principal analisar as contribuições do projeto social “Libras na perspectiva inclusiva” na vida dos alunos ouvintes, principalmente na comunicação com os alunos surdos no município de Mamanguape-PB. Como objetivos secundários elencam-se: conhecer o que motivou os alunos ouvintes a fazerem parte do referido projeto social; diagnosticar, conforme relato dos participantes, uma situação difícil relacionada à comunicação com seu colega surdo; identificar, na concepção dos alunos, se consideram a escola onde estudam, inclusiva e, verificar, se com o projeto social, os alunos ouvintes conseguiram se comunicar com seus colegas surdos. Os aspectos metodológicos utilizados foram realizados com uma abordagem qualitativa do tipo levantamento de dados realizado na cidade de Mamanguape. Os participantes da pesquisa foram dois alunos ouvintes (maiores de idade) que fazem parte do projeto e que tem contato com alunos surdos em sala de aula. Na coleta de dados utilizou-se um questionário virtual que foi enviado aos participantes via e-mail/telefone com questões abertas. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFPB. Os resultados da pesquisa apontam que o projeto possibilitou aos participantes conhecimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), contribuindo para a comunicação com os surdos no ambiente escolar, além de adquirir conhecimentos sobre a identidade surda em todos os seus aspectos, possibilitando aos envolvidos, crescimento pessoal no ambiente educacional e social. Portanto, com base nos resultados alcançados, consideramos a necessidade de mudanças no ambiente escolar com a inserção da Libras para a comunicação entre alunos surdos e ouvintes no âmbito educacional.

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