LIBRAS NAS LICENCIATURAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA ENSINO E INCLUSÃO COMO PROPOSTA DE CURRÍCULO ACADÊMICO.

Tavares, José de Arimatéia

Resumo

A Libras, enquanto sistema linguístico, é o principal meio de comunicação dos surdos no Brasil, com elementos estruturais, sintáticos e gramaticais no âmbito da expressividade e interação social do povo surdo brasileiro. A presente pesquisa traz considerações sobre o ensino e aprendizagem da Libras, enquanto componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura, tendo como modelo de análise os Cursos Superiores de Licenciatura em Letras e Curso Superior de Licenciatura em Computação e Informática, ambos EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, com foco na proposta didático-pedagógica enquanto política de inclusão escolar. Em uma abordagem qualitativa, analisa-se com este trabalho, o contexto didático-pedagógico oriundo dos planos de ensino da Libras em cursos de áreas distintas, pela funcionalidade pragmática de aprendizagem inclusiva, ressaltando a limitação caracterizada na distribuição da carga horária estipulada na matriz curricular dos cursos analisados. Trata-se de uma revisão narrativa amparada em fontes documentais e bibliográficas de acesso público, apresentando os elementos estruturais e metodológicos do processo de ensino e aprendizagem elencados nos respectivos planos de ensino, buscando um posicionamento reflexivo sobre a proposta acadêmica de inclusão, apresentando os entraves deste processo em decorrência da limitação de sua oferta na estrutura curricular dos cursos analisados. Configura-se também como subsídio teórico para uma provável reformulação institucional desta estrutura, pela possível ampliação da oferta da componente nos cursos analisados, tomando como base a otimização deste aprendizado em todos os cursos de licenciatura.

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