O ALUNO SURDO E A INCLUSÃO NA PERSPECTIVA FREIRIANA UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

Teotonio, Leoric Fernandes

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a presença do aluno surdo no sistema brasileiro de ensino à luz das concepções de Paulo Freire (2011). A discussão foi desenvolvida a partir do questionamento sobre como se dá, a partir da concepção freiriana expressa na obra Pedagogia do oprimido, a presença do aluno surdo no sistema de ensino. A metodologia deu-se por meio da análise qualitativa associada à revisão bibliográfica o que favoreceu a problematização da realidade educacional em que se insere o aluno surdo, enxergando na temática da inclusão um impulso para a reflexão e a transformação social. O pensamento freiriano possibilitou compreender o aluno surdo, sujeito da educação e, por ela, instrumento de transformação da sociedade. Com isso, esse estudo apontou que, sendo uma questão educacional, pedagógica e também social, as práticas inclusivas necessitam ser assumidas como mecanismo inerente à vivência da democracia. Assim, a inclusão se efetivará como elemento auxiliar no processo de desenvolvimento dos sujeitos, sem a pretensão de estimular uma educação diferente, mas para todos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.