GESTÃO DO MANUAL TÉCNICO EM LIBRAS: SINALÁRIO PARA A MODALIDADE HANDEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Paixão Neto, Emmanuel da

Resumo

A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como uma língua oficial do Brasil e, se somou a outras mais atuais, que sempre passaram pelo campo da legislação. Considerando a educação de surdos, e em especial nos Institutos Federais, vem ocorrendo ações contra a exclusão dessa parcela da sociedade a fim de garantir a cidadania, através seus direitos linguísticos. Neste caso, o uso da tecnologia pode ser bastante útil na aquisição das competências linguísticas e na comunicação de pessoas surdas, uma vez que existe uma gama de recursos disponíveis para esta finalidade, como manuais, cartilhas, softwares, jogos, e books, dicionários, etc. O projeto tem como objetivo a confecção de um Manual Técnico em LIBRAS (em versão digital e impressa) enquanto material didático e instrucional que versa sobre um sinalário de termos específicos em LIBRAS para as aulas de educação física referentes à modalidade de handebol. A pesquisa foi de natureza aplicada, através da abordagem qualitativa utilizando como método exploratório a pesquisa bibliográfica com o intuito de estabelecer uma linguagem especifica para a modalidade handebol que atenda tanto alunos surdos como professores de educação física. Inicialmente, ocorreu a formação da equipe e em seguida foram promovidas cinco etapas para definir a criação do manual técnico. No que se refere à gestão do produto tecnológico do Manual, foi realizado o upload e cadastro na Biblioteca Digital Internet Archive, sendo registrado como Recurso Educacional Aberto (REA) fazendo uso da licença pública Creative Commons (CC BY NC SA). Os resultados demonstraram que a criação do Manual Técnico em LIBRAS: Sinalário para a Modalidade Handebol nas Aulas de Educação Física, é uma iniciativa que pode minimizar as barreiras linguísticas entre professores de educação física e alunos surdos, pois através deste, poder-se ia compreender os princípios básicos do esporte, bem como, possibilitar aos professores e técnicos, trabalhar os conteúdos de forma mais abrangente durante as aulas. Quanto à proteção, a utilização do Registro da Propriedade Intelectual (PI) derivada do produto desenvolvido através do Creative Communs - Attribution Non-commercial Share Alike (BY-NC-SA) possibilita mapear os processos de direitos autorais da elaboração do manual que está disponibilizada na Plataforma Internet Archive Library. Logo, o manual produzido se bem utilizado, pode ser usado como uma ferramenta capaz de melhorar a participação, reduzir conflitos, alinhar ações e desempenho nas atividades práticas, além de oferecer uma linguagem acessível às pessoas envolvidas que interagem e procedem para estruturar a prática do Handebol nas instituições de ensino.

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