RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA PERCEPÇÃO DOS PAIS COMUNICAÇÃO E INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO
Furtado, Joana Gracielle Acácio de Lima
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal, investigar na percepção dos pais, a relação família e escola para a comunicação e inclusão do aluno surdo no sistema regular de ensino em uma escola no município de Conceição-PB. E como objetivos específicos: identificar como ocorre a comunicação entre os pais e o aluno surdo, diagnosticar se há oferta do ensino de Libras na escola de ensino regular, verificar a relação dos pais com a escola, demonstrar o maior desafio que os alunos surdos enfrentam no ensino regular e especificar os fatores que contribuem para o desempenho do desenvolvimento da aprendizagem do aluno surdo. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo levantamento de campo. Para tanto foi feita coleta de dados por meio de questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha, respondido por uma mãe de aluna surda, matriculada no ensino regular. A análise dos resultados baseado fundamentada nos teóricos: Faleiro, Farias, Silva 2018; Cappellini, Santos, 2020; Viana, Tomasi 2020; Pereira, 2014; Pereira e Novo, 2018, indicaram que: mãe e filha se comunicam por meio de gestos caseiros e leitura labial. A relação dos pais com a escola é amistosa - estão sempre interagindo com a escola, o que revela que valoriza a escola e a educação; o maior desafio enfrentado pelo aluno surdo é a comunicação, por causa da linguagem; não há o ensino da Libras na escola, falta profissionais capacitados. Portanto, quando a família e a escola interagem, os alunos surdos desenvolvem sua aprendizagem, mesmo enfrentando desafios na comunicação, devido às barreiras linguísticas.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.