A EDUCAÇÃO E A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS UMA SÍNTESE A LUZ DA HISTÓRIA

Nascimento, Josemary Cunha do

Resumo

A comunidade surda possui uma história marcada pela segregação e negação da sua identidade. Em distintos momentos históricos, os indivíduos com surdez foram vistos como inaptos de serem integrados socialmente, sendo excluídos, eliminados e estigmatizados em função da sua condição. Essa percepção social distorcida gerou impactos importantes sobre distintos campos da vida desses sujeitos, incluindo o reconhecimento do direito a educação e a inclusão. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma síntese sobre a trajetória da comunidade surda em distintos momentos históricos. Visou ainda traçar um panorama sobre o desenvolvimento da educação de surdos no Brasil, seus avanços e desafios. Os aspectos metodológicos compreenderam um estudo de revisão bibliográfica com base em autores que deram ênfase a temáticas, tais como Strobel (2008; 2009), Perelló e Tortosa (1978), Sá (2003), Duarte (2013), Oliveira (2012), Dilli (2010), Perlin, (1998), Ziliotto e Gisi (2015, p. 83) dentre outros. As conclusões alcançadas apontam que a trajetória da comunidade surda reflete a dinâmica de um grupo social cuja exclusão, em suas mais variadas formas, vem se colocando como um elemento persistente. Entretanto, a medida em que esses embates se acentuam, evidenciam-se também o fortalecimento social da comunidade surda, cujos reclames tem se voltado para o reconhecimento da educação como uma prática democrática, que deve ser pensada com e a partir das especificidades desse grupo social.

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