#Olhemais: Perspectivas para a Alfabetização Visual no Instagram

Meira, Amanda Nunes Gomes

Resumo

Com base nas necessidades educacionais da sociedade do século XXI, em que as relações virtuais se tornam parte da existência humana e as artes assumem novos papéis, esta investigação em ensino de arte ocorre a partir da vivência de um processo criativo com estudantes da educação técnica profissional no estudo do tema “perspectiva”, utilizando o Instagram como ferramenta de interação no processo de ensino/aprendizagem. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta como objetivo principal desenvolver uma experiência prática que contribua com o processo de alfabetização visual, contextualizada com a realidade dos estudantes de nível médio do Instituto Federal da Paraíba - Campus Santa Rita. A pesquisa qualitativa, tecida com influências do método cartográfico, foi norteada por discussões em torno do ensino de arte no século XXI na educação profissional, a partir de uma compreensão do processo assentado em uma proposta de contextualização do saber sistematizado à realidade da prática social, considerando a seara de possibilidades entre o universo imagético e a tecnologia, bem como as novas relações sociais que surgem por meios virtuais. Como resultado da investigação, além da verificação prática da experiência contextualizada com as tecnologias, especificamente com o uso do Instagram em sala de aula, foi elaborado o “Roteiro da Oficina #olhemais”, processo que resultou na criação do produto educacional, considerando múltiplos olhares diante dos diversos contextos que se relacionam ao universo da educação-tecnologia arte, com vistas a observar a “perspectiva”, com a consciência de que existem diversos pontos de vistas diferentes a serem percebidos pelos indivíduos que compreendem a educação integral.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.