O SURDO NO ENSINO REGULAR DESAFIOS PARA A ESCOLA
Alves, Risolene Joana
Resumo
O artigo que ora se apresenta buscou refletir a respeito da inclusão do aluno surdo no ensino regular mediante análise de artigos já publicados, os quais ao abordarem essa temática enfatizam sobre os problemas que a escola é chamada a enfrentar para que haja essa inclusão. Portanto, investigamos neste trabalho se as necessidades do aluno com surdez são atendidas após este matricular-se na rede de ensino regular; além de discutirmos sobre as lacunas que não são preenchidas e acabam por condicioná-lo a evasão. A metodologia aplicada foi a pesquisa do tipo bibliográfica cujo intuito foi fundamentar e acrescer o conhecimento desde o pesquisar até a contribuição para uma futura necessidade de expansão e abordagem do tema. Concluímos que dentre outras soluções apontadas, uma delas diz respeito a necessidade de capacitar o docente, entendendo que o professor, por se encontrar diretamente ligado ao aprendizado do educando, pode lhe ofertar melhores condições de conhecimento. Visando entender as questões elencadas, utilizamos como base teórica: Dorziat (2004), Quadros (2006), Mantoan (2011), Skliar (1998), dentre outros que discutem questões como: histórico da educação especial no Brasil, inclusão e remoção das barreiras de aprendizagens, surdez e a Libras.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.