ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ASPECTOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DO ALUNO SURDO
Medeiros, Marcela Guilherme de
Resumo
A prática pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) requer ações que exigem interação voltada à formação dialógica dos alunos com deficiência e sua formação precisa partir da apropriação de conhecimentos referentes à educação especial na perspectiva inclusiva constituída por um processo de formação continuada. Este trabalho busca conhecer a formação profissional do professor do AEE na área da Educação Inclusiva, para garantir a inclusão de pessoas com surdez na escola, e perceber as práticas pedagógicas usadas para a promoção da inclusão do aluno surdo na Sala de Recursos Multifuncionais, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felinto Elísio no município de Belém/PB. As informações e dados coletados se deram através da aplicação de questionário com onze questões respondidas pelos professores da Sala de Recursos Multifuncionais. Na perspectiva de alcançarmos os objetivos previstos, optamos por uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica, tendo como base os estudos e análises das teorias defendidas por Damázio (2010), Figueira (2011), Sampaio (2009), dentre outros pesquisadores. Nossas análises apontam que os professores possuem formação para atuar na Sala de Recursos Multifuncionais embora possuam graduação em nível superior, a formação continuada é necessária para que busquem efetivar seu trabalho enquanto professor do AEE e, que as práticas pedagógicas escolares desenvolvidas são planejadas, adaptadas e inclusivas.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.