A IMPORTÂNCIA DO INTÉRPRETE DE LIBRAS,NA SALA DE AULA REGULAR,NA VISÃO DO ALUNO SURDO.

Farias, Caio dos Santos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do intérprete de Libras, dentro da sala de aula regular, a partir da voz do surdo. Assim, este estudo se justifica pela necessidade de se (re) pensar a educação de surdos a partir da ótica do próprio surdo, e faz o seguinte questionamento: Qual a importância do intérprete de Libras, dentro da sala de aula regular, para o desenvolvimento escolar e social do aluno surdo? Para tentarmos responder a esse questionamento, discutimos com autores como: Damázio (2007), Gesser (2009), Quadros (2004, 2019), Barros, Kotaki e Lacerda (2018), Ramos (2010), dentre outros. Optamos por fazer um estudo de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa e análise interpretativa. E, como forma de ter esse olhar do próprio surdo sobre a importância do Intérprete de Libras, analisamos algumas experiências vivenciadas sobre a temática e narradas por Strobel (2016) em seu livro A imagem do outro sobre a cultura surda. Os resultados das discussões apontam que, na visão do surdo, o intérprete de Libras, devidamente capacitado e qualificado, é um profissional essencial para a acessibilidade linguística do aluno surdo, dentro e fora da sala de aula, bem como de grande relevância no processo de ensino e aprendizagem desse aluno, além de corroborar para o desenvolvimento linguístico, cultural e social do educando surdo.

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