A DIALÉTICA DA INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO UMA POSSIBILIDADE EM UM CENÁRIO DE CONTRADIÇÕES NA REDE REGULAR DE ENSINO

Santos, Maria Lucilene Pereira dos

Resumo

As pessoas com deficiências necessitam de um trabalho em equipe, incluindo os pais, para que possam desenvolver-se com maior estabilidade. A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na rede regular de ensino é desafiadora, uma vez que muitas escolas não estão preparadas para receber o aluno com deficiência. Este trabalho busca compreender como ocorre o processo de implementação do movimento de inclusão na rede regular de ensino. Para o alcance dos objetivos, foi realizado um estudo bibliográfico de autores e documentos como: Constituição Federal (1988), Declaração de Salamanca (1994), Saviani(2011), Silva(2011), Voivodic(2008), entre outros. Dessa forma, este trabalho é de cunho bibliográfico qualitativo, em que buscou-se, em materiais já publicados, auxílio para melhor compreensão de como acontece a inclusão de alunos na rede regular de ensino. Assim, os resultados da pesquisa mostram que os professores sentem dificuldade com esse processo, enfrentando desafios como a falta de formação voltada à inclusão, pois o despreparo físico da escola, ausência de material didático, salas numerosas, falta de tempo para atendimento individualizado desses alunos são os fatores que atrapalham o processo de inclusão. Desse modo a educação inclusiva precisa se desdobrar dentro de um movimento maior de educação, no sentido de assumir posição de resistência ao modelo de educação que desconsidera a diversidade. Diante dos desafios, a escola promove a inclusão de alunos com deficiência na sua maneira de fazer acontecer a aprendizagem com qualidade.

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