Análise dos níveis de deterioração das pontes sobre o vertedouro e canal do Açude Senador Epitácio Pessoa na Cidade de Cajazeiras-PB

Moraes, Gabriel Saraiva

Resumo

Pontes são estruturas edificadas com a finalidade de vencer vãos ou obstáculos, sejam cursos de água, vales ou vias. Sabe-se que problemas construtivos, também conhecidos como manifestações patológicas, podem acometer essa tipologia de estrutura deteriorando-a e diminuindo a sua capacidade de desempenhar suas funções por um período de tempo determinado no projeto. Assim, um dos mecanismos de deterioração do concreto comumente encontrado é a carbonatação, sendo responsável pela despassivação da armadura, significando a perda de proteção da camada microscópica que protege a armadura no interior do concreto. A partir da carbonatação pode se instaurar o mecanismo de deterioração da armadura como a corrosão, diminuindo a seção e consequentemente a capacidade resistente do aço. Através de análises do tipo inspeções é possível identificar se há manifestações patológicas atuantes ou em processamento nas estruturas das pontes. Uma das técnicas bastante útil para verificar as condições características e ambientais em que a estrutura está inserida é a previsibilidade de vida útil, sendo um método que se pode verificar o tempo de duração até a despassivação da armadura. Desta forma, esse trabalho tem como foco principal efetuar uma inspeção em quatro pontes que compõe o sistema de escoamento do Açude Senador Epitácio Pessoa, na Cidade de Cajazeiras, no estado da Paraíba. Assim, se buscou identificar manifestações patológicas que acometem as estruturas, suas origens, causas e possíveis desdobramentos, além da previsão de vida útil das mesmas. Dentre as principais manifestações patológicas encontraram-se: manchas e fissuras, indicando o processamento de corrosão de armadura no interior das estruturas; armaduras expostas e em maior parte dos casos apresentando-se corroídas. A partir dos ensaios característicos das estruturas referente às condições ambientais e materiais, estes últimos relacionados a pontos específicos escolhidos metodologicamente, implementou-se no software Carambola as variáveis necessárias e obteve-se a previsão de vida útil. Diante disso, constatou-se que todos os pontos superaram a previsão do produto da implementação, não refletindo a previsão de vida útil total das estruturas, mas apenas dos locais

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