A INCLUSÃO ESCOLAR PARA ALUNOS SURDOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Teixeira, Maria Lopes

Resumo

Esta pesquisa possui como objetivo geral Refletir sobre as responsabilidades, desafios e possibilidades que envolvem a inclusão de surdos no contexto escolar brasileiro. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa classifica-se como sendo bibliográfica, visando buscar, em obras publicadas sobre a temática em questão, o contexto histórico do ensino de surdos no Brasil, caracterização da surdez, que políticas públicas foram propostas para promover a inclusão no espaço escolar e as diferentes ações promovidas pelas escolas para alcançar a inclusão desses educandos. Em relação aos resultados, foi constatado, com base na literatura e na legislação vigente, que há na atualidade um grande número de estudantes surdos que têm acesso a um ensino muito aquém do que deveriam, uma vez que a Língua Brasileira de Sinais ainda está longe da realidade de muitas crianças surdas em todo o país. A literatura destaca ainda que muitos professores não têm formação adequada para atender os alunos surdos e, apesar de que a Libras começa a se fazer mais presente nas escolas, ainda há muito a avançar. Apesar da existência de legislações que asseguram a inclusão dos alunos surdos na escola, na prática não existe uma inclusão consolidada garantindo o direito à escolarização para os surdos.

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