A PRÁTICA LABORATORIAL COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO BÁSICO
ANDRADE, FRANCISCA MARTA SILVA MARTINS
Resumo
A implementação do laboratório de matemática é um caminho decisivo para tornar o ensino e a aprendizagem de matemática significativo. Por esse motivo, é importante oportunizar aos estudantes atividades que impulsionam a construção do saber de forma inovadora e moderna utilizando ferramentas que estejam ao alcance destes, sendo uma prática potencialmente útil para levar os mesmos a desenvolverem suas habilidades e competências matemáticas. Portanto, este trabalho focaliza a importância da implementação do laboratório nas aulas de matemática e como esse pode ser construído a partir de materiais de baixo custo. Com base em revisão da estrutura literária e reflexão, a pesquisa argumenta que é fundamental a implementação do laboratório. Tais possibilidades serão apresentadas a partir do objetivo desse trabalho que é investigar a importância das atividades práticas como ferramenta para o desenvolvimento integral do aluno e ampliar os conhecimentos matemáticos questionando suas experiências pessoais. Também destaca a questão da experiência de sala de aula onde o ensino remoto foi o fator preponderante para a qual as práticas pedagógicas estão relacionadas com as metodologias ativas, sendo também tarefa do professor a construção de estratégias educacionais que fomentem a construção do saber/aprender matemático.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.