A SALA DE AULA DO AEE E AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA TRABALHAR COM ALUNOS SURDOS

Farias, Adenilma Santos Pereira de

Resumo

O presente artigo discorre estratégias de ensino sobre a aprendizagem na sala do AEE, que apresentará algumas metodologias específicas para trabalhar com alunos surdos e o desenvolvimento de aprendizagem dos estudantes com o uso dessas metodologias, com o objetivo de analisar os recursos didáticos jogos como proposta metodológica para o ensino de Libras na sala do AEE. Dessa forma, o aluno memoriza com mais facilidade quando se trabalha com recursos metodológicos alternativos, e a importância do profissional especializado para auxiliar esses alunos surdos, trabalhar com jogos lúdicos, como quebra-cabeças, dominó, jogo da memória e cruzada, são importantes para o desenvolvimento do aluno. A metodologia usada para a elaboração desse trabalho foi o estudo bibliográfico, em sites e livros com textos já publicados sobre o conteúdo, com o embasamento teórico e a visão dos principais autores. Buscamos por informações científicas com base em estudiosos como Anunciação, Nascimento e Sousa (2015), Costa (2017), Ferreira et al. (2019), os quais farão parte do embasamento teórico. Ao finalizar, percebemos a importância do profissional especializado na escola para trabalhar com metodologias interativas com alunos surdos e o desenvolvimento da aprendizagem dos aprendizes. Os professores, em sua realidade, precisam se desdobrar para dar um suporte aos estudantes, muitas vezes sem ter uma formação, e acabam tendo que buscar no seu dia a dia estratégias para aprender a lidar com as circunstâncias e tentar levar o seu melhor para a sala de aula, o que, na maioria das vezes, não contempla os alunos surdos. Os jogos proporcionam um desenvolvimento na aprendizagem mais eficaz, ajudando o aluno a memorizar. Eles surgem como uma nova perspectiva para o ensino e aprendizagem do professor e do aluno.

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