A IMPORTÂNCIA DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS NO ÂMBITO ESCOLAR

Lima, Lima, Sandrelle Climaco de

Resumo

Este Artigo tem como objetivo analisar o papel do profissional tradutor/intérprete de Libras em sala de aula, como elo na comunicação entre o estudante surdo e a comunidade escolar. De natureza básica e abordagem qualitativa, este trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica que comprova teoricamente a importância do tradutor intérprete educacional na sala de aula que contém estudante surdo. Vários autores foram fundamentais na realização deste trabalho, dos quais citamos: Damázio, (2007); Lacerda (2009); Lacerda et al, (2011); Rodrigues e Valente, (2012); Tesser, (2019) entre outros. Com a realização deste estudo foi possível compreender a importância do tradutor intérprete de Libras na sala de aula no que se refere à acessibilidade linguística dos estudantes surdos. Acredita-se que o presente artigo seja motivador no contexto educacional, onde novos olhares possam ser direcionados ao profissional que é indispensável na intercomunicação que gera aprendizagem e promove a inclusão em sala de aula que tem aluno surdo. Em suma, espera-se que a leitura deste artigo, fomente os profissionais envolvidos com a Educação, a fazer as leis serem cumpridas efetivamente e ver no tradutor/intérprete, a possibilidade de mediar um dos princípios básicos da vida do ser humano que é a comunicação.

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