A REPRESENTAÇÃO DO CURRÍCULO BILÍNGUE PARA SURDOS NA BNCC

Mencato, Rosangela de Sousa

Resumo

Na Base Nacional Comum Curricular- BNCC (currículo básico comum), é estabelecido o conjunto de aprendizagens que devem contemplar o currículo de ensino das escolas brasileiras. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é investigar como a BNCC disponibiliza de um currículo multicultural de ensino bilíngue para surdos, promovendo como consequência uma melhor acessibilidade na comunicação entre ouvintes e surdos da comunidade escolar por meio do ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) como uma das disciplinas obrigatórias. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, que possui metodologia de caráter bibliográfico e documental e pretende usar uma revisão narrativa, para dialogar com autores como: QUADROS (2006), FARIA (2011), SILVA (2018), ANDREIS- WITKOSKI (2014), SILVA (2015), mas também para analisar bases documentais como: BNCC (2017), PNE (2014), entre outros. Os resultados analisam “se e como” o ensino da LIBRAS permite a inclusão e acessibilidade na comunicação entre surdos e ouvintes, fazendo um paralelo com a BNCC e outras pesquisas que dialogam sobre o ensino da LIBRAS na base curricular ou sobre as consequências de sua suposta exclusão, a fim de comprovar a hipótese deste trabalho.

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