A HISTÓRIA DO SISTEMA INDO- ARABICO E A INVENÇÃO DO ZERO: A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO PROPOSTA DIDÁTICA
LIMA, MAYRLA CARREIRO
Resumo
Este trabalho aborda o contexto histórico do surgimento do sistema numérico e a invenção do zero. Tem como objetivo geral fazer um levantamento bibliográfico sobre os principais contribuintes do Sistema Numérico e do zero, fazendo uso da História em Quadrinhos para ensinar o sistema numérico em especial o zero. Outros pontos explorados foram: expor os aspectos relevantes sobre o desenvolvimento do sistema numérico, em especial ao número “zero”, destacar a necessidade de ensinar em sala de aula utilizado história da matemática e apresentar as Histórias em Quadrinhos Como recurso didático-pedagógico para os docentes utilizarem em suas práticas em sala de aula, para que junto com seus alunos construa-se conhecimento. Este trabalho se organiza a partir da seguinte questão: Como utilizar as Histórias em quadrinhos como proposta didática para o ensino do sistema numérico, em especial do zero? O trabalho foi desenvolvido com base nas ideias de alguns autores, para estudos do Sistema Numérico e do zero foram: Crilly (2017), Rooney (2012), Eves (2011), Roque e de Carvalho (2012), já para os estudos sobre as História em Quadrinhos foram: Oliveira (2007), Neves (2012), Mendoça(2007). Através das leituras e análises realizadas, mostramos a importância e os benefícios para a aprendizagem dos alunos, ensinar Matemática utilizando-se da História da Matemática e as HQ’s.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.