DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO ENSINO REGULAR

Silva, Edileuza Maria da

Resumo

O presente artigo aborda os desafios da educação dos surdos no ensino regular, retratando brevemente a história desse público até os dias atuais e apresentando as dificuldades enfrentadas por esses discentes no processo educacional. O artigo foi embasado nas Leis: LDB Nº9. 394 LBI Nº 13.146 e o Decreto nº 6.571, de 18 de setembro de 2008. O método de pesquisa é do tipo bibliográfico e qualitativo. Mediante as informações analisadas, constatou-se que a inclusão dos alunos surdos na escola regular ainda é um significativo desafio, ao qual obtivemos avanços perante a Lei, mas as instituições permanecem sem fornecer um ensino adequado, devido ao despreparo por parte das instituições e dos docentes, que não têm o conhecimento da Libras. Sendo assim, não há um ensino eficaz ao surdo. A educação inclusiva, especificamente do surdo, necessita de atenção por parte das instituições, pois tem responsabilidades perante a sociedade quanto à qualificação dos cidadãos e ao avanço do conhecimento. É necessário pensar em estratégias que visem melhorias no processo inclusivo dos surdos.

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