CONCEPÇÕES DE SURDEZ E IDENTIDADES SURDAS UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSONAGEM MILENA NA TELENOVELA MALHAÇÃO

Muniz, Joane de Melo

Resumo

O presente trabalho as investiga as concepções de surdez e identidades surdas que são representadas nos contextos família e escola da personagem Milena na telenovela Malhação, na versão exibida nos anos 2019 e 2020, através da Rede Globo de Televisão. Nossa base teórica e análitica estão sustentadas no campo dos Estudos Surdos, trazendo autores que discutem sobre concepções de surdez, cultura e identidades surdas, a exemplo de Perlin (2003, 2005), Ladd (2005), Skliar (2005), Strobel (2016) e Porto (2007) e nos estudos sobre linguagem, em Bakhtin (2011, 2016). A metodologia empregada é de cunho qualitativo, com análise interpretativa e contempla 06 (seis) cenas da narrativa, sendo 03 (três) do contexto familiar e 03 (três) do contexto escolar. Trazemos como apontamentos da análise que a identidade de Milena é representada a partir de concepções de surdez que, ora reconhecem a diferença linguística decorrentes da condição surda numa perspectiva de minoria linguística (concepção sócio antropológica), mas, em outros momentos compreendem a surdez na lógica da deficiência, sendo assim passível de correção (concepção clínica-terapêutica). É evidenciado que Milena está imersa em um contexto familiar e escolar ouvintista, no qual a língua de sinais é utilizada como um complemento na comunicação, sendo esta manifesta através da oralidade e da prática de leitura labial, delineando a personagem nas identidades surdas de flutuação e incompletude.

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