A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO ALUNO SURDO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO OUVINTE

Salustino, Heloisa Tamires Oliveira Tezolin

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar que imagem do aluno surdo é construída pelo aluno ouvinte no contexto escolar e como essa imagem é expressa por esse ouvinte. O estudo se constitui como pesquisa de abordagem qualitativa e análise interpretativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas objetivas e subjetivas direcionadas aos estudantes do 6° ao 9° ano do fundamental II e aplicado por meio do Google formulário. O corpus para análise é constituído pelo conjunto de respostas dos alunos e organizado em quatro grupos de fala. Alguns autores contribuíram com essa pesquisa, dentre eles, destacamos Brito (1986), Veiga-Neto (2003), Hall (1997), Strobel (2016), Minayo (2001), Gil (1999), Gesser (2012), além de documentos oficiais como a Constituição Federal (1988) e a Lei n° 10.436/02 e o Decreto n° 5. 626/05. Resultados apontam que a imagem do aluno surdo é construída pelo aluno ouvinte a partir de diferenças linguísticas e do reconhecimento da Libras como língua natural do povo surdo. Apontam ainda que, apesar de alguns ouvintes reconhecerem a diferença linguística e a falta de acessibilidade do surdo à sua língua natural, é possível perceber ecos de vozes estereotipadas em relação ao sujeito com surdez.

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