Uma reflexão quanto ao uso de fórmulas na Análise Combinatória

Araújo, Niwlandes de Farias

Resumo

A utilização de técnicas de contagem tem se mostrado de grande necessidade nos dias atuais principalmente pelo avanço populacional e tecnológico, porém muitas vezes seu ensino é negligenciado, o que torna necessário o desenvolvimento de estudos que venham a despertar o interesse de professores e alunos e aprofundar os conhecimentos acerca desse conteúdo. Dessa maneira, esse trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo apresentar ao leitor a importância da Análise Combinatória, abordando para isso pontos como: seu desenvolvimento ao longo da história e sua aplicabilidade em outras áreas da matemática, para que desta maneira seja possível compreender a relevância que a mesma representa no currículo escolar. Ao mesmo tempo pretende-se proporcionar uma análise sobre o atual ensino da análise da combinatória, enfatizando principalmente quanto aos benefícios e malefícios da utilização de fórmulas para a resolução de problemas do referido conteúdo. Por fim, o presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática baseada no Principio Fundamental da Contagem que possa vir a ser utilizada por professores da educação básica e contribuir de forma significativa no processo de ensino/aprendizagem da Análise Combinatória.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.