A PRÁTICA DA ETNOMATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ARITMÉTICA

SILVA, REINALDO ESTEVAM DA

Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como título “A prática da Etnomatemática como metodologia de ensino na Aritmética”. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) buscam inserir a Etnomatemática na educação de modo que ela seja uma alternativa pedagógica no aprimoramento do ensino e aprendizagem da matemática. A Etnomatemática surge como abordagem metodológica pedagógica a qual, por sua vez, vai além do que meramente aproximar o método de ensino da matemática do contexto sócio-histórico e cultural do discente. No entanto, a proposição metodológica acerca do ensino da aritmética, em específico a multiplicação e a divisão, como surgiu às diversas formas de se operar quantidades, ou seja, perceber expressões usadas durante esse percurso. Nessa perspectiva, o presente trabalho parte da seguinte problemática: Quais as potencialidades da Etnomatemática na sala de aula enquanto metodologia de ensino aplicada ao campo da aritmética, dada a ênfase nas operações aritméticas fundamentais da multiplicação e divisão? Seguindo como objetivo geral mostrar a Etnomatemática enquanto estratégia metodológica para o ensino de matemática. Para tanto, utiliza-se como aspecto metodológico a abordagem qualitativa de revisão bibliográfica, por meio da qual foram realizadas pesquisas em livros, artigos e dissertações relacionadas à temática, permitindo, assim, a construção do referencial teórico disponível. Neste estudo, foi possível identificar os benefícios da Etnomatemática aplicada à disciplina de matemática dentro da escola, agregando melhor absorção do conteúdo pelos discentes e, dessa maneira, inovar o ensino de matemática.

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