A matemática financeira e o estudante do ensino médio: estabelecendo uma ligação entre o conteúdo escolar e o seu dia a dia
José Jeferson Pereira, BRASIL
Resumo
Sabe-se que as situa¸c˜oes financeiras aparecem em diversos momentos na vida de um indiv´ıduo, por isso estar ciente do que est´a acontecendo ao seu redor ´e de extrema relevˆancia, j´a que uma boa qualidade de vida depende muito de escolhas, principalmente quando ´e relacionado a finan¸cas. O presente trabalho trata de um breve estudo sobre o grau de proficiˆencia dos estudantes do ensino m´edio em rela¸c˜ao `a Matem´atica Financeira e seu uso no cotidiano. A pesquisa aqui realizada ´e de natureza b´asica, com fins explorat´orios e abordagem qualitativa. Foram envolvidos neste trabalho uma amostra de 285 estudantes do ensino m´edio, da rede p´ublica e privada. Al´em dos resultados obtidos com base nos dados coletados, o trabalho tamb´em apresenta os diferentes contextos educacionais em que a Matem´atica Financeira est´a presente, tal como ´e feita a abordagem nos Parˆametros Curriculares Nacionais – PCN, como ´e tratado o assunto na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e como ´e sugerida a apresenta¸c˜ao do conte´udo por parte do livro did´atico a sala de aula.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.