SINALÁRIO AUDIOVISUAL ENQUANTO BEM DE PROPRIEDADE INTELECTUAL: INOVAÇÃO PARA INCLUSÃO CIENTÍFICA DE SURDOS

Caracol, Maria da Conceição Silva de Melo

Resumo

Houve uma evolução da legislação na garantia da inclusão dos surdos no ambiente escolar, mas devido a uma série de lacunas deixadas pelas próprias Leis, percebe-se que na prática há dificuldades na implementação dessas políticas. E quando se trata do Ensino de Química, para além dos obstáculos do bilinguismo que impactam diretamente a aprendizagem dos surdos, pesquisas denunciam os poucos estudos na literatura e ferramentas educacionais disponíveis para auxiliar no processo ensino-aprendizagem dessa Ciência, podendo levar esses discentes à exclusão científica nas diversas instâncias e contextos educacionais. Diante deste cenário, investir na criação de um bem intelectual legalmente protegido pela Lei de Direito Autoral, que está em conexão com as atividades da Propriedade Intelectual (PI) e da Transferência de Tecnologia (TT) e destinado a gerar inovação na área de Ciências foi fundamental para dar suporte a professores e tradutores/intérpretes de Libras no Ensino de Química para esses discentes. Assim, pensando na formação integral desses alunos, o objetivo desse trabalho foi criar um Sinalário em Libras para as funções inorgânicas, como material didático, em formato audiovisual, possuindo médio teor inovativo e uma alta aplicabilidade. Para tanto, a metodologia adotada neste estudo foi a pesquisa-ação e fundamenta-se em uma abordagem quali- quantitativa, de natureza exploratória. Quanto aos procedimentos técnicos de coleta de dados, consistiu em dois momentos: uma busca de anterioridade em Bases Acadêmicas e na criação do Sinalário em Libras para as funções inorgânicas. Destarte, este estudo resultou em dois Produtos técnico/tecnológico: Produto Bibliográfico, resultante da busca de anterioridade e; Material Didático Audiovisual, decorrente da criação dos sinais em Libras para funções inorgânicas. Conclui-se que os Produtos resultantes deste trabalho de pesquisa podem contribuir no apoio/suporte ao processo ensino-aprendizagem dos surdos na Química Inorgânica, gerando uma inclusão científica nessa comunidade. Entretanto, reconhece-se que as pesquisas na área científica devem continuar, a fim de diminuir a lacuna lexical existente entre a Libras e a Química Inorgânica.

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