PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA
RAMOS, MIRLA VIEIRA
Resumo
De acordo com Pereira e Rêgo (2011), a trigonometria surgiu na Antiguidade para resolver problemas provenientes das necessidades humanas e atualmente possui diversas aplicações, não só na Matemática como em diversas áreas da Ciência. O presente trabalho tem como objetivo identificar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos do 3° ano do nível médio da Escola.C.I.E.E.M Joel Pereira da Silva situada em Carrapateira-PB sobre trigonometria. Em relação ao método, a pesquisa classifica-se como aplicada; enquanto a abordagem do problema corresponde a um estudo qualitativo e quantitativo; em relação aos objetivos é exploratória; e de acordo com os procedimentos técnicos, refere-se a uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Para atingir o objetivo da pesquisa, aplicou-se um questionário de forma online aos alunos e outro ao professor da disciplina com o intuito de conhecer como vem sendo desenvolvido o assunto. De acordo com os resultados, todos (100%) os alunos afirmam ter algum nível de dificuldade na aprendizagem do tema. Em relação aos tópicos que apresentavam mais dificuldades, destaca-se o teorema de Thales e Pitágoras (40%), seguido por trigonometria na circunferência (25%) e Razões trigonométricas (20%), conteúdos esses que devem ser trabalhados nos anos finais do Ensino Fundamental. Quando questionados sobre o que o professor poderia fazer para melhorar a aprendizagem, 35% dos alunos afirmam que o professor poderia utilizar aulas de campo para relacionar as aplicações e conceitos, esse mesmo percentual (35%) afirmam que o professor poderia contextualizar o ensino da trigonometria com o cotidiano dos mesmos, e para 25%, seria a incorporação de materiais manipuláveis. Diante disso, conclui-se que a pesquisa foi relevante, pois permitiu identificar que as principais dificuldades apresentadas pelos alunos advém do Ensino Fundamental, sendo refletidas na etapa posterior, do Ensino Médio.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.