Estruturação e implantação de processo de gestão da inovação em indústria têxtil na cidade de Campina Grande/PB

Lucena, Ítalo

Resumo

A estruturação dos planos estratégicos e operacionais na indústria têxtil remete a uma sistemática de produção iniciada na Revolução Industrial, e em uma visão mais aprofundada, pode-se dizer que, com pouca diferença ao longo dos séculos, quando se trata de inovação. Neste ínterim, tem-se inovado mais frequentemente o produto e de forma pontual, mas a gestão dos processos, de modo geral, ainda carece de absorver conceitos sobre inovação mais aprofundada. Entretanto, a indústria pode estar desperdiçando uma oportunidade de alavancar-se através da valorização do processo criativo que provém dos próprios funcionários, o que se comprovou após a análise do retorno financeiro de curto prazo (média de 04 meses). Por vezes, observamos que estes funcionários podem adquirir o know-how sobre a operacionalização de uma máquina, otimização de um processo ou aplicação de uma melhoria numa peça específica, que vai além do esperado, cuja propriedade intelectual pode ter sido desperdiçada, pela própria empresa, por falta da gestão da inovação. Este estudo buscou descrever o processo para promover o estímulo a criatividade e fatores relacionados ao fomento da inovação, além de entender a evolução do engajamento dos funcionários ao programa de inovação implantado. Além de avaliar os impactos relacionados a implantação de um núcleo de PD&I na própria empresa que, por vezes, foram suportadas por parcerias com as academias locais, através da valorização da equipe laboral, mas também gerando ganhos econômicos para a empresa. Ao observar as dificuldades em se tratar o tema inovação, por ser funcionário desta empresa estudada, elegeu-se esta indústria têxtil em Campina Grande/PB para a implementação de um projeto piloto, que evoluiu por mais dois anos, além do primeiro ano de prototipagem utilizando uma metodologia com horizonte tecnológico replicável e escalável. Dentre os ganhos mais significativos, destacam-se: melhoria significativa do entendimento sobre inovação por parte dos funcionários, a criação de um manual para operacionalizar o processo de implantação da cultura da inovação, disseminação de conhecimento via workshops utilizando o método design sprint, melhoria no processo de gestão estratégica, uma base de ideias coletadas ao longo dos ciclos observados e um retorno financeiro médio de quatro meses sobre os investimentos realizados.

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