A TABUADA EM SALA DE AULA: contextualizando saberes, repensando a prática docente

CONRADO, FERNANDA RIBEIRO

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo, compreender e desenvolver conhecimentos matemáticos por meio da utilização, confecção e aplicação de jogos didáticos e atividades lúdicas que envolvam a tabuada e as operações básicas nas aulas de Matemática. Apresenta sugestões e estabelece estratégias de ensino que podem modelar o ensino desta disciplina para um melhor resultado no sucesso escolar. Inicialmente foi feita uma análise do contexto histórico sobre o ensino de matemática por meio de artigos, teses e dissertações, até serem levantados questionamentos como: De que maneira a tabuada pode ser utilizada no ensino das operações básicas nas aulas de matemática? Quais habilidades podem ser desenvolvidas com o auxílio da tabuada para melhorar a aprendizagem dos alunos? Em seguida, após discutir sobre os conceitos que envolvem o ensino de matemática e sobre a utilização de jogos e atividades lúdicas na sala de aula e, ainda, como a tabuada trabalhada de forma lúdica pode auxiliar no ensino das quatro operações básicas, foi sugerido e aplicado em uma amostra de dez alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Izidra Pacífico de Araujo, quatro atividades lúdicas que envolvem a tabuada, a saber: o Jogo da Memória, o Baralho da Multiplicação, a Corrida da Divisão e Bingo da Divisão. Por fim, o trabalho foi concluído fazendo levantamentos importantes sobre trabalhar a tabuada de forma lúdica e como isso pode contribuir para melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática de modo geral.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.