Educação ambiental e formação omnilateral: contribuições dos cursos técnicos do IFPB Campus Monteiro
Dias, Erika
Resumo
A preocupação com as questões ambientais tem proporcionado diversos debates sociais principalmente referentes às interferências do homem enquanto agente transformador da natureza. A escola nesse processo assume papel essencial por ser responsável pela formação de cidadãos críticos proporcionando a conscientização e desenvolvimento da responsabilidade ambiental através da educação. Dessa forma, o projeto teve por objetivo analisar as práticas de educação ambiental desenvolvidas por professores e alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFPB Campus Monteiro que por estar localizado na região do cariri que é uma região que apresenta naturalmente restrições hídricas e cujos solos em grande parte apresentam indícios de processo de desertificação, se torna susceptível a degradação do solo que podem ser agravadas por interferências antrópicas. Para esse estudo, foi proposta a realização de uma pesquisa empírica aplicada cuja abordagem foi a quali-quantitativa apresentando como tipologia o estudo de caso. A amostra foi composta por 13 discentes de turmas de terceiros anos do ensino médio técnico e 14 docentes das diferentes áreas de conhecimento. Como resultados, foram apresentadas as análises dos Planos Pedagógicos de Cursos bem como dos dados quali-quantitativos obtidos com discentes e docentes, além do desenvolvimento do produto educacional – Monteiro em Foco: percepções ambientais no cariri paraibano – para servir como material de apoio na promoção de debates ambientais e que foi avaliado por docentes de diversas áreas do ensino. Conclui-se que a proposta omnilateral está inserida nos planos pedagógicos, entretanto, a efetivação da abordagem interdisciplinar de temáticas ambientais como prática de ensino ainda é um grande desafio. Sendo assim, considera-se fundamental o incentivo e promoção da formação continuada considerando a realidade socioambiental local visando contribuir para o desenvolvimento de práticas ambientais na escola.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.