OS DESAFIOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19:
COSTA, FABIANA DANTAS DA
Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) promove o alcance do conhecimento e a inclusão dos indivíduos que não tiveram oportunidades de realizarem seus estudos no período regular, promovendo sua inserção no âmbito educacional. A presente pesquisa reflete sobre as dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto na modalidade da EJA, especificando os aspectos educacionais referentes ao ensino da Matemática e os desafios que surgiram no contexto da pandemia da Covid-19, nos olhares dos alunos e do professor de Matemática. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou em sua organização metodológica com a revisão da literatura, contemplando aspectos relacionados à Legislação e às normas que regem a EJA, de modo mais específico relacionando-as ao ensino da Matemática, bem como o pensamento e as contribuições do educador Paulo Freire. Como instrumento de coleta de dados, fez-se a opção pela aplicação do questionário através da plataforma Google Forms para identificar as dificuldades enfrentadas durante a pandemia. Participaram da pesquisa 10 alunos da EJA nível II e o professor de Matemática que atua na escola na qual a pesquisa foi realizada. Na análise, foram evidenciadas as dificuldades e a necessidade de uma transformação no processo de formação, associando o ensino e a aprendizagem no desenvolvimento e construção de uma educação sólida, inovadora, visando a formação de cidadãos críticos e conscientes de suas ações.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.