PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO: ESTRUTURAÇÃO DE HORTAS ESCOLARES COM MATERIAIS DE DESCARTE

SANTOS, ANTONIA ÉRICA DA SILVA

Resumo

O interesse dos alunos, no tocante às temáticas ambientais, pode ser despertado a partir de atividades investigativas e experimentais, favorecendo a compreensão do ambiente, bem como, as interferências do homem a partir das atividades do cotidiano em diversos aspectos. Nesta perspectiva, o uso de hortas escolares tem se mostrado uma metodologia bastante eficiente. Este trabalho objetiva a produção de hortas com materiais descartados, através do programa “Novo Mais Educação”, por meio das oficinas ministradas através do componente curricular Educação Ambiental, como ferramenta facilitadora para a obtenção do conhecimento, neste contexto, foram ofertadas aulas presenciais unindo teoria e prática, possibilitando a realização de ações com temáticas voltadas para o meio ambiente, com objetivo de minimizar pontualmente os impactos ambientais, foram apresentadas no decorrer das oficinas, algumas alternativas como a produção de mudas de vegetais e plantio em hortas com estruturas totalmente reutilizadas, a fim de proporcionar a compreensão da conservação do meio ambiente, por parte do alunado, além de procurar diminuir a quantidade de resíduos sólidos produzidos, através do cultivo de hortaliças e reutilização de materiais que antes seriam descartados. A implantação da horta na escola também pode se estabelecer como uma medida de integração entre os alunos e o ambiente, além de contribuir para a complementação nutricional dos mesmos visando uma alimentação livre de agrotóxicos, observa-se também um impacto positivo em relação às interações dos alunos entre si e com o ambiente em que vivem. Com isso, além de propiciar o contato maior entre o homem e a natureza, a obtenção e construção do conhecimento oriundo das aulas teórico-práticas ministradas nas oficinas, tornaram os alunos mais interessados, participativos e com um novo olhar acerca da sustentabilidade.

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