ENSINO DE MATEMÁTICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA:

ALBUQUERQUE, JADSON EVERTON PEIXOTO DE

Resumo

Este trabalho de pesquisa foi formulado através de reflexões do autor que suscitou questionamentos quanto à qualidade do ensino e aprendizagem no uso de um único livro didático (LD) referencial para a ministração de cada disciplina pelos docentes. Para isto, fez análises no LD “Conexões com a Matemática” (2016) nos volumes 1 e 2, adotado majoritariamente pelas escolas com etapa do ensino médio no município de Cajazeiras-PB, com base na teoria da Aprendizagem Significativa (AS), de David Ausubel. A pesquisa é do tipo qualitativa-descritiva, em que o procedimento foi por meio bibliográfico e documental. Após a descrição e discussões sobre os capítulos e partes do LD definidos como recorte, e resultados da Prova Brasil das escolas acima apontadas, concluíamos que o LD de matemática é incapaz de promover a AS sem o suporte de outros recursos didáticos e uma nova postura do docente, em que a teoria precisa ter ação nas reflexões e práticas escolares.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.