A retórica visual como ferramenta narrativa para a construção gráfica das marcas das telenovelas da Rede Globo de televisão

PEREIRA, Leandro Ferreira Santiago Nunes

Resumo

O design gráfico e a retórica visual utilizam imagens como meio de transmissão de uma mensagem e alcançam influências por elas. Da mesma forma, as telenovelas possuem alto poder de influência no cotidiano do telespectador. Unindo tais elementos, o projeto de pesquisa busca entender como a retórica visual é identificada nos logotipos das telenovelas brasileiras que obtiveram maior reconhecimento e foram ganhadoras do Prêmio Emmy Internacional, prêmio de maior relevância da categoria. Para isso, foi realizado levantamento bibliográfico com intenção de entender o que é a retórica visual e como ela influencia, como as novelas expressam seu conteúdo e como o design gráfico trabalha sua comunicação; servindo como base para a execução das análises dos logotipos das 7 novelas vencedoras do prêmio Emmy Internacional, produzidas pela Rede Globo de Televisão, utilizando como suporte o quadro de análise tipográfica proposto por Karl Gerstner (2015[1964]), identificando como a retórica visual pode persuadir na transmissão de uma mensagem por meio de elementos gráficos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.