O ensino da variação linguística por meio de posts da página do Bode Gaiato

Pereira, Ana Paula Morais

Resumo

Com o advento das novas tecnologias e a ampliação dos textos multissemioticos nas atividades de comunicação e interação social, torna-se favorável levá-los para sala de aula. Diante disso, este trabalho se debruça a demonstrar a importância de o ensino da variação linguística integrada às práticas de multiletramentos marginalizadas pela escola e promover uma reflexão por meio de uma proposta didática, potencializando habilidades comunicativas do aluno, valorização de sua própria variedade linguística e habilidades em multiletramentos. Essa proposta considera relevante que as aulas sejam elaboradas a partir dos novos gêneros digitais que circulam na internet. Em vista dos fatores apresentados, para esta pesquisa foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica partindo principalmente de considerações de Rojo (2012) sobre multiletramentos, de Bortoni-Ricardo (2004) para tratar da variação linguística e de Marcuschi (2008) no que diz respeito aos gêneros textuais, relacionando uma análise descritiva ao que se refere aos posts da página do Facebook Bode Gaiato. A partir do material da proposta didática selecionado foram identificados alguns aspectos que se fazem pertinentes às aulas de língua portuguesa, em relação ao desenvolvimento de competência comunicativa dos alunos, os eixos de trabalho propostos pelos PCNs: leitura, comunicação, produção e análise linguística seguindo a orientação de trabalho com gêneros textuais. Ademais, destaca-se que o processo de produção e leitura de textos do gênero estudado promove habilidades e competências em todos. Os resultados obtidos são compreendidos como a própria reflexão sobre possibilidades didáticas com estratégias docentes que inclui a identificação e conscientização da diferença linguística por meio dos posts do Bode Gaiato, além da reflexão em torno dos textos multissemióticos apresentados neste trabalho.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.