METODOLOGIAS ATIVAS: Contribuições para a construção do conhecimento matemático
RAMOS, CARLOS MIGUEL ANIZIO DOS
Resumo
Esta pesquisa propõe apresentar uma discussão sobre a utilização de metodologias ativas nas aulas de matemática, já que tem sido um grande desafio para os professores conquistar a interação e a participação dos estudantes em suas aulas. Diante desse contexto, preocupados em permitir que o aluno construa seu conhecimento matemático, os professores reinventam e ressignificam as metodologias para que se tornem capazes de solucionar os problemas que estão presentes tanto nas salas de aula quanto fora delas. Com isso, buscamos respostas para a seguinte problemática: Como as metodologias ativas podem contribuir para que o aluno possa construir conhecimentos matemáticos? Logo, esses métodos ativos podem oferecer aos professores um papel incrível onde irá guiá-los e ajudá-los diante dessa jornada escolar oferecendo um ambiente agradável e acolhedor, visto que tais métodos ativos vêm sendo importantes para o desenvolvimento dos alunos, tornando-o um ser crítico e reflexivo capazes de exercer com autonomia sua cidadania, assim contribuindo em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. O trabalho também lança discutir o conceito de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem a partir de diferentes concepções de vários autores, além de introduzir a relevância da formação docente no qual é essencial para a utilização desses métodos, apontando para as contribuições dessas metodologias na construção do conhecimento matemático. Neste sentido, esse trabalho foca em um estudo bibliográfico com uma abordagem qualitativa que compõe no levantamento de ideias e concepções acerca do estudo em questão. A partir do trabalho realizado, foi possível comprovar a hipótese proporcionada pelo estudo e, além disso, percebe-se que com esses métodos os alunos se encontram como o centro foco do processo de ensino-aprendizagem oportunizando ampliar a sua autonomia a criatividade e o desenvolvimento de competências e habilidades que são essenciais para a construção do conhecimento, além de potencializar habilidades já existentes. Concluímos então que as metodologias ativas oferecem tanto aos docentes quanto aos discentes um processo de ensino agradável, oferecendo um ambiente propício para a construção do conhecimento matemático.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.