Abordagem acerca da variação linguística na coleção de livros didáticos “Se liga na língua” (2018)
Vasconcelos, Daniel Ribeiro de
Resumo
A sociedade brasileira ao longo do tempo vem crescendo, desenvolvendo-se em todas as áreas nas cinco regiões do país. Com isso, torna-se de suma importância compreendermos que a língua não é homogênea, pois ela sofre variação linguística nas distintas regiões do país. Dessa forma, faz-se necessário ensinarmos a adequação linguística e combatermos o preconceito linguístico. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é discutir a abordagem da variação linguística na coleção “Se liga na língua” (2018), de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, nos livros didáticos dos anos 6° e 9° do Ensino Fundamental II. Os objetivos específicos são: I) identificar quais são os tipos de variação linguística explorados em cada livro da coleção (6° e 9° ano); II) identificar quais sãos os níveis de variação linguística na coleção e III) observar quais os gêneros textuais dão lugar à discussão da variação linguística nos livros analisados. A metodologia da pesquisa é uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Como resultados, encontramos que a coleção aborda os tipos de variação linguística regional, estilística, histórica e social. Além disso, a coleção aborda os níveis de variação linguística lexical, semântico e estilístico-pragmático. Por fim, os gêneros utilizados para a discussão da variação linguística são cartum, meme, tira, receita de bolo e anúncio publicitário.
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