Variação linguística em sala de aula: da intenção lúdica ao uso real da língua

Dourado, Cícera Galdino

Resumo

O presente artigo, intitulado Variação Linguística Em Sala De Aula: Da Intenção Lúdica Ao Uso Real Da Língua, tem por objetivo geral propor um estudo crítico-reflexivo sobre variedade linguística regional por meio de uma proposta de Sequência Didática que aborde a língua em uso real. E, como objetivos específicos, buscou-se desmistificar a concepção folclorizada da variedade regional, bem como discutir as diversas formas de manifestação da variedade regional vinculada ao contexto histórico, social e cultural em que o falante está inserido e propor uma Sequência Didática como instrumento de estudo crítico-reflexivo sobre variedade linguística regional na sala de aula. A proposta de estudo é de caráter interdisciplinar, pois trata, além de situações reais no uso da língua, de aspectos geográficos e históricos que podem ser explorados. Quanto aos aspectos teórico- metodológicos, optou-se por trabalhar com a pesquisa bibliográfica, utilizando como aporte teórico os autores: Bagno (2007), Bakhtin (1996), Cesário e Votre (2009), Dionísio (2007), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Gil (2010), Labov (2008), Leite e Callou (2002) e Marcuschi (2007). Foram, ainda, base de pesquisa a BNCC e os PCNs. Como resultado da Sequência Didática proposta, espera-se que os alunos compreendam que o que leva à ocorrência de variações no uso real da língua são os aspectos históricos, sociais e culturais em que os falantes estão inseridos, desmistificando o entendimento de que a língua e/ou a variedade regional se apresenta de forma homogênea.

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