Utilização de recursos tecnológicos em tempos de pandemia no ensino de Língua Portuguesa
Lira, John Nilson da Silva
Resumo
O presente artigo é o resultado de uma análise referente ao estudo sobre as formas e os reflexos advindos da pandemia de Covid-19, que impactou sobremaneira diversos campos de nossa sociedade e, como consequência das medidas sanitárias necessárias ao período, como o fechamento das escolas, atingiram profissionais e alunos, que emergencialmente tiveram que se adaptar ou implantar diversos meios tecnológicos para que assim pudessem dar sequência as atividades escolares, fatores que provavelmente implicarão em novos métodos educacionais findo esse período atípico. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo geral averiguar e discutir teoricamente os reflexos da pandemia e dos recursos tecnológicos na educação; identificar quais alternativas foram utilizadas pela educação no ensino de Língua Portuguesa durante o período pandêmico, caracterizando alternativas ao processo ensinoaprendizagem com uma possível e consequente mudança nos padrões de ensino, migrando para um ensino hibrido pós-pandemia. Além disso, a metodologia empregada foi a de base teórica por meio da pesquisa bibliográfica exploratória, tendo em vista que houve amplo levantamento da Literatura referente ao tema, cuja busca se efetivou em livros, sítios da internet, artigos científicos, teses de doutorado, dissertações de mestrado, bem como periódicos da área, para que tivéssemos uma base de fontes sólidas, para a análise das estratégias e ferramentas utilizadas nesse período, tendo em vista a recente abordagem ao tema. A investigação é relevante, pois observamos que o acesso à educação sofreu impactos favoráveis e negativos nesse período, devendo-se viabilizar as melhores alternativas para que se efetive o desenvolvimento das práticas educacionais.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.