EXPERIMENTAÇÃO COM USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DURANTE O PERÍODO DE ATIVIDADES DE ENSINO NÃO PRESENCIAL

PÓVOAS, LÍGIA MARIA ENDERS JAIR

Resumo

Inúmeras pesquisas demonstram a importância da utilização de experimentos no processo de ensino e aprendizagem, tanto no que se refere ao ensino de Química quanto na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este artigo objetiva demonstrar e analisar uma intervenção pedagógica desenvolvida como trabalho de final de curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Campus Cabedelo. A pesquisa realizada é de natureza aplicada e qualitativa, tendo sido ministrada uma aula experimental utilizando materiais alternativos que ocorreu por meio da ferramenta Google Meet, devido ao período de Atividades de Ensino Não Presencial (AENPs), em decorrência da pandemia do vírus SARSCoV-2. Os estudantes foram receptivos a esta metodologia de aula experimental, demonstrando interesse e participando de forma ativa da atividade proposta. Demonstrando que é possível realizar atividades experimentais de forma não presencial com o auxílio de ferramentas digitais e com a utilização de materiais alternativos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.