DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO TÉCNICO

OLIVEIRA, DANILO MAIA DE

Resumo

O trabalho teve como objetivo principal investigar quais os conhecimentos dos alunos do 1° ano do ensino técnico e sobre “Desenvolvimento Sustentável - DS” e posteriormente gerar um modelo de ensino orientado para o reforço conceitual. O estudo foi realizado em uma escola técnica ligada a uma universidade federal. Os participantes foram observados durante a 1ª e 2ª semana de ensino do seu programa de ensino técnico. A intervenção consistiu na implementação de uma sessão de questionários sobre vários temas ligados ao desenvolvimento sustentável. Para atingir o objetivo proposto foi realizado um estudo que envolveu uma amostra de 40 alunos do 1º ano do ensino técnico, sendo esses alunos que seguiram do ensino fundamental. O estudo contou com a participação de dois professores das turmas na intervenção, os dados foram coletados com a utilização de questionários. A avaliação da eficácia do programa será feita através de um estudo que consistirá na aplicação de um pré e um pós teste no grupo. Os resultados deste estudo pretendem avaliar se os alunos, antes do ensino técnico, tinham conhecimentos satisfatórios sobre DS. Relevante à eficácia da intervenção, espera-se que os resultados sejam positivos no que diz respeito à melhoria dos conhecimentos sobre sustentabilidade. Como também a possibilidade de o programa levar em conta as concepções dos alunos sobre DS e orientar as atividades no sentido de reforçar e dar uma contribuição importante na melhoria da educação para o desenvolvimento sustentável.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.