DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS USANDO O SCRATCH NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO
SOUSA, IVANISCY JUVINO DE
Resumo
A tecnologia, a cada dia, transforma a vida do ser humano influenciando diretamente suas relações cotidianas. A união do computador a linguagens de programação para a produção de jogos educativos, como forma de recurso tecnológico em âmbito educacional passou a ser de grande relevância como ferramentas ativas. Essa iniciativa, além de permitir que o estudante participe, de forma direta, da evolução tecnológica, permite também que o seu ensino possa ser melhorado de forma significativa, uma vez que o estudante pode engajar-se diretamente com tecnologias que facilitarão a sua aprendizagem. A proposta de intervenção visa apresentar a programação aos estudantes, bem como o conhecimento em uma linguagem de programação, desenvolver atividades para prática em desenvolvimento de jogos educacionais digitais e proporcionar conhecimentos em informática, o computador e a linguagem Scratch serão utilizados para a aplicação das atividades e a partir da prática utilizar o método observacional e analisar os resultados. Como resultados espera-se, a partir de trabalhos futuros usando a linguagem de programação Scratch para o desenvolvimento de jogos educativos, que o raciocínio lógico e matemático, a capacidade de leitura, a interpretação textual, o aumento da capacidade de concentração e o desenvolvimento de técnicas para a solução de problemas, sejam alcançados por meio do desenvolvimento de algoritmos específicos daquela linguagem.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.