Proposta de experimento didático envolvendo a remoção de metais pesados por eletrodisposição

Silva, Ailton Linhares da

Resumo

O presente trabalho situa como problemática compreender como a eletrodeposição contribui para a remoção de metais pesados de efluentes aquosos utilizando-se de experimentos didáticos. Como objetivo geral, propõe-se desenvolver uma proposta de experimento didático abordando os conhecimentos de eletroquímica na remoção desses metais pesados, objetiva também facilitar o ensino-aprendizagem dos conceitos de eletroquímica vistos durante o ensino médio, além de ser também uma estratégia de conscientização no tocante a contaminação e descarte incorreto de efluentes contaminados por metais pesados. O experimento didático foi elaborado e desenvolvido no laboratório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus-Sousa, visto que não foi possível sua aplicação nas instituições de ensino básico por consequência do isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19. No desenvolvimento do experimento foram utilizados materiais de baixo custo e de fácil acesso, tais como: conector do tipo jacaré, pontas de grafite (comprado em papelaria), soluções de alguns sais contendo alguns metais pesados, e como fonte de eletricidade uma fonte de alimentação digital com a finalidade de controlar a tensão e a corrente elétrica durante os ensaios. Quando possível a sua aplicação, espera-se como resultados a facilitação do ensino-aprendizagem de eletroquímica através da compreensão de conceitos que são abstratos e podem ser vistos macroscopicamente através das reações químicas de oxirredução envolvidas nos experimentos. Por fim, a eletrodeposição se caracteriza como uma técnica analítica muito eficiente na diminuição da concentração dos metais pesados em efluentes aquosos, através do processo de eletrólise.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.