GAMIFICAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTABILIDADE DE CUSTOS: UMA ANÁLISE EXPERIMENTAL NO IFPB
COSTA NETO, JOÃO ANTONIO DA
Resumo
O objetivo deste estudo foi de analisar como a atividade integrada de gamificação pode auxiliar o ensino e a aprendizagem na disciplina Contabilidade de Custos no IFPB. Para isso, foram utilizados conceitos e abordagens do processo de ensino-aprendizagem e gamificação além da Contabilidade de Custos e trabalhos correlatos como suporte da literatura. A metodologia utilizada foi um experimento com a gamificação de um jogo de tabuleiro, que abrange o conteúdo específico da terminologia básica da disciplina Contabilidade de Custos. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do Curso Técnico de Contabilidade do IFPB. Os dados foram coletados por meio de questionários e de entrevistas. O questionário 1 foi aplicado antes do jogo, e o questionário 2 e a entrevista depois do jogo. As principais contribuições com os resultados esperados se amparam em evidências reais de que, nos Cursos de Contabilidade, o processo de ensino-aprendizagem com gamificação eleva o potencial de agregar conhecimento aos alunos, que a utilização de experimento é importante para identificar a maior motivação do grupo experimental em uma atividade gamificada e que o tempo despendido e a criatividade do docente são essenciais no planejamento da gamificação.
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