ARTE E EDUCAÇÃO: A MÚSICA E O DESENHO COMO RECURSOS DIDÁTICOS

COSTA, MARIA TATIANA LIMA

Resumo

Esse estudo apresenta uma discussão seguida de proposta formativa direcionada à disciplina de Desenho de Observação, que compõe a grade curricular do Curso Técnico Subsequente em Artes Visuais, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), campus Olinda. Compreendemos que tanto o desenho quanto a música funcionam como expressões artísticas que podem ser utilizadas para fortalecer o aprendizado dos educandos na sala de aula. Com base nesta justificativa, propomos a prática do desenho a partir da observação e da leitura da letra de músicas da banda recifense Chico Science & Nação Zumbi como forma de estimular a imaginação, o olhar crítico, o debate e saber a percepção dos estudantes diante de temas importantes da sociedade. Para a construção do artigo recorremos à leitura de autores como Bueno (2012), Flickinger (2017), Radicetti (2018), Bacarin (2020), entre outros. Do ponto de vista metodológico, buscamos através da discussão teórica verificar a importância e as possibilidades de utilização do desenho e da música no contexto educacional.

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