INCLUSÃO DIGITAL: UM OLHAR SOBRE EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19.
PONTES, GEORGIANA FLÁVIA DE MELO
Resumo
A pandemia provocada pelo vírus COVID-19 tem assolado as nações desde o ano de 2020. Neste período, muitos desafios foram impostos à humanidade: sanitários, culturais, sociais, econômicos e também educacionais. Uma nova relação com a educação teve que ser implantada em todos os países afetados, incluindo o Brasil. Neste cenário, as tecnologias da comunicação e educação foram/são fundamentais para proporcionar o direito à educação garantido na Constituição Brasileira vigente. O objetivo deste estudo é evidenciar como essas tecnologias têm impactado o ensino-aprendizagem por em nosso na Educação; como educadores e alunos se relacionam com essa abrupta mudança. Também, apontar possíveis caminhos para que esta relação possa ser encarada como um avanço na educação brasileira e não como uma ferramenta de tempos de crise. Este trabalho se justifica pela urgência em se avaliar o uso feito por docentes e discentes destas tecnologias, suas afinidades e/ou dificuldades, bem como se este uso é democrático e alcança quem realmente precisa. Para além, vivemos em um país de desigualdades sociais alarmantes e agravadas pela crise econômica que a pandemia provocou, um estudo desta natureza poderá fomentar dados para que novas ações de inclusão social à educação aconteçam. A pesquisa é uma intervenção pedagógica, no qual se justifica por analisar as dificuldades da educação no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Para nossa análise contaremos com documentos oficiais do Ministério da Educação, legislação específica sobre a inclusão na educação e autores de diversas áreas das ciências humanas que discutem, na contemporaneidade, as mudanças que a educação vem sofrendo, sobretudo com a inserção das novas tecnologias analisamos os últimos dados obtidos pelas agências responsáveis pela educação no Brasil.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.