USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA MELHORAR A COMPREENSÃO EM AULAS DE FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

LEITE, DANIELLY GUALBERTO

Resumo

Neste artigo, apresentamos reflexões acerca de uma proposta de intervenção pedagógica voltada ao uso da robótica educacional e do pensamento computacional em aulas de fundamentos de eletricidade e lógica de programação. Partimos da compreensão de que o pensamento computacional, quando interligado ao ensino, pode contribuir para um significativo desenvolvimento dos estudantes em disciplinas que necessitem de abstração, reconhecimento de padrões e resolução de problemas. Desse modo, este texto busca refletir acerca das seguintes questões: Como a robótica educacional pode estimular o entendimento de eletricidade básica? Como analisar o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional promovidos através da robótica educacional com Scratch e Arduino? Pode a robótica educacional contribuir na redução da evasão de alunos nos cursos da área da informática e eletrotécnica? Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo refletir acerca das indagações realizadas por meio da revisão da literatura, com o propósito de analisar as habilidades do pensamento computacional através de pesquisas que aplicam esses conhecimentos em sala de aula, utilizando a robótica educacional.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.