EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DOS CURSOS TÉCNICOS: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS
PONTES, TATIANA GOMES DE
Resumo
A Educação Ambiental vem sendo discutida como um processo educativo em alternativa aos problemas ambientais, com a consciência da população como agente de mudança. Logo, conforme a lei 9.795/99, a Educação Ambiental deve estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos alunos da Educação Profissional sobre a abordagem da Educação Ambiental em sua formação, sendo fundamental vincular este saber educacional à ética, ao trabalho e às práticas sociais, com vistas à preservação do meio ambiente e à interdependência deste com o desenvolvimento socioeconômico. Foi aplicado formulário eletrônico, composto por quinze perguntas, com estudantes de cursos técnicos. Os discentes consideraram importante discutir os assuntos relacionados ao meio ambiente em sala de aula e relataram que os professores contextualizam conteúdos envolvendo o meio ambiente, com exemplos práticos em sala de aula, debates e trabalhos, de forma contextualizada. A Educação Ambiental é o caminho para o desenvolvimento sustentável. Por meio dela constroem-se futuros profissionais com consciência sobre a importância do meio ambiente.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.