Experiência interdisciplinar com o gênero textual documentário e com a tecnologia: uma análise do discurso dos professores

Sousa, Maria Elidiane de Araújo

Resumo

Estamos inseridos em um mundo em que os gêneros textuais surgem e se transformam a partir das novas tecnologias. Faz-se necessário, nesse sentido, que a escola procure trabalhar contemplando a multiplicidade de linguagens e tecnologias, e buscando motivar o aluno para que ele se torne ativo no seu processo de aprendizagem. Partindo desta perspectiva, objetivouse analisar uma experiência interdisciplinar baseada no trabalho com o gênero textual documentário a partir do uso de tecnologia, como elemento motivador em uma sala de aula de Ensino Médio. No que se relaciona aos objetivos específicos não apenas elencar alguns dos desafios de um trabalho interdisciplinar com o gênero textual documentário, mas também refletir sobre o impacto da utilização dos recursos tecnológicos na motivação dos alunos. No tocante ao amparo teórico, a presente pesquisa está alinhada aos estudos de Kleiman (2002) e Bronckart (1997), no que se refere à linguagem; aos estudos de Melo (2021), Clausen (2017), Bacich (1998) e Moran (2018), no que se relaciona às discussões sobre documentários, recursos tecnológicos e motivação do alunado; e aos estudos de Thiesen (2008) e Fredrickson (2001), que discorrem sobre interdisciplinaridade e emoções positivas. No que se refere à metodologia, a pesquisa aqui apresentada configura-se como de natureza quali-quantitativa, apresentando procedimentos de caráter descritivo, com dados coletados por meio de um questionário semiaberto, criado a partir da ferramenta Google Forms. Os resultados apontam não apenas para a existência de vários desafios, dentro da perspectiva de um trabalho interdisciplinar com o gênero textual documentário, mas também para a percepção de que o uso de recursos tecnológicos estimula a autonomia e a motivação dos alunos no ambiente da sala de aula.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.