TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) COMO FERRAMENTA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE LIBRAS

GONÇALVES, JULIANA DE MELO

Resumo

No ensino aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) inúmeras são as ferramentas e possibilidades que proporcionam novas formas de adquirir conhecimentos. A pesquisa busca, compreender as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como ferramenta inclusiva e facilitadora no ensino aprendizagem de Libras, o qual discorrerá sobre os aspectos legais da Língua Brasileira de Sinais (Libras); o papel do intérprete de libras na sociedade atual; as TDIC no contexto educacional e sua relevância como ferramenta facilitadora ensino aprendizagem de Libras. Os sujeitos da pesquisa serão alunos e professores (de uma turma) do curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras, a coleta de informações será por meio de uma Proposta de Intervenção (aula presencial). Pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Como aporte teórico utilizamos textos de Brasil (1998), Brennand (2011), Galvão (2019), Lima (2006), Lopes (2017), Kenski (2007), Oliveira (2001), dentre outras fontes. Os resultados mostram que é necessário conhecimento e incentivo quanto ao uso consciente das TDIC, tendo em vista suas relevantes contribuições no processo ensino aprendizagem, potencialização e melhoria na vida dos surdos, qualificação dos Técnico em Tradução e Interpretação de Libras e na divulgação dessa língua perante a sociedade.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.